A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison – Enéias Tavares

tumblr_o1o2o57pMm1qa42ilo1_500A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison – Enéias Tavares

Comecei a ler o livro bastante incomodado com as passagens racistas e sexistas, mas toquei adiante, porque como conheci o autor, sabia que não seria do seu feitio colocar aquilo ali no livro. Dito e feito, pouco adiante percebemos que aquela era a visão de um dos personagens apenas, um dos vários contrapontos apontados de modo muito inteligente pelo autor.

Assim, também já cabe dizer que o romance é “epistolar moderno” (me falta um termo melhor para descrevê-lo). É uma colagem de textos escritos por seus personagens, o principal deles o jornalista Isaías Caminha descrevendo sua experiência ao viajar a Porto Alegre para acompanhar a investigação dos crimes do tal temível Dr. Louison.

O livro faz uma brincadeira com personagens clássicos da literatura brasileira, atirando-os em uma Porto Alegre de 1911 steampunk, com autômatos, maravilhas anacrônicas e claro, muito do preconceito e patriarcalismo arraigados na nação, elementos importantes que são desconstruídos na trama.

Dito isso, eu tinha muito para amar o livro, mas apenas gostei. Isso porque, como homenagem aos grandes autores brasileiros do século passado, Enéias imita o seu estilo de escrita, adaptando um pouco a linguagem e a tecnologia. Embora um exercício muito interessante, achei a leitura bastante cansativa. Como isso é questão de estilo e sei que muitos amam um texto mais rebuscado, acredito que o livro tem seu público.

Vale pela ótima trama e suas várias passagens bastante intensas.

PS: A capa, embora bonita, definitivamente não combina com o seu conteúdo.

Saiba mais sobre o universo do livro em brasilianasteampunk.com.br