Clube da Luta – Chuck Palahniuk

tumblr_nxcxjwAw8N1qa42ilo1_500Clube da Luta – Chuck Palahniuk

Demorei para escrever este comentário, estava esperando para ver em que se transformariam os pirilampos que insistiram em sobrevoar minha mente ao final da leitura. Não em muita coisa.

Minha lista de leitura é um tanto caótica, peguei Clube da Luta depois de um livro do China Miéville. São estilos quase opostos, Chuck Palahniuk é econômico ao extremo em sua prosa, e aumenta o impacto da narrativa mantendo apenas o essencial. Um ode moderno contra o consumismo, Clube da Luta é poderoso porque é sedutor. Dentro de cada um de nós há um monstro querendo gritar que não é as roupas que veste, as coisas que compra ou o carro que dirige. A filosofia de Tyler Durden é atraente porque é uma fuga, uma janela. Viver cansa.

Clube da luta é uma espiral doentia em busca do fundo do poço, em busca da máxima (já bastante explorada) de que você só será livre quando perder tudo. O que nos leva ao final, que… Não sei o que pensar sobre o final. O final do filme é um pouco mais corajoso que o do livro, mas nenhum dos dois me é satisfatório. Talvez porque não haja realmente uma saída. De qualquer modo, um ótimo livro para lembrar que você não é o seu emprego. Ou quanto ganha ou quanto dinheiro tem no banco.