O Império Acima da Torre Diamante

A Torre Acima do Véu – Roberta Spindler

Estou sem o livro em mãos para escrever sobre, ele ficou na casa de minha mãe, que pediu para lê-lo. Ela disse que gostou bastante, o que já seria resenha suficiente para convencer você a ler essa obra.

O livro se passa em uma cidade criada nos andares superiores de megaedificíos, únicos lugares não atingidos pela névoa, uma neblina espessa que cobre toda a superfície e esconde terríveis segredos. Como ponto negativo, eu elencaria o portunhol falado pelos personagens. Não por ser exagerado, mas o contrário. Ele aparece pontualmente, em gírias aqui e ali, eu acharia mais divertido se contaminasse o livro inteiro, até o narrador, à la Laranja Mecânica. 🙂

Mas Beca é uma ótima protagonista, Rato faz as vezes de antagonista e parceiro em diversos momentos, com motivações sólidas e bem construídas, e a aventura é ótima para fazer você virar as páginas com prazer. Elementos de ficção científica, conflitos políticos e de controle de massa e um clima meio de super-herói também temperam esse romance.

Império de Diamante – João Beraldo

Que história fantástica! O livro está bem amarrado, com protagonistas cativantes e construção de mundo ótima.

Porém, o que me incomodou foi a falta de mulheres na obra. Só tem duas, uma é mal aproveitada, a outra praticamente uma entidade sobrenatural. As poucas demais que são as caras na história parecem só servir para ser assassinadas ou estupradas. (Bati um papo com o autor, ele disse que demorou demais para perceber o problema, mas que está trabalhando para corrigir isso nas próximas obras dentro do mesmo universo. Tomara!)

Mas recomendo a leitura, a mitologia de Myambe é incrível, e a mistura de ação, política e religião para costurar a narrativa é das melhores que já vi um autor nacional fazer.


Publicado

em

por

Tags: