Ouro, Passarinha e Dias das Bruxas Nem um Pouco Megabytes

Ouro, Fogo e Megabytes – Felipe Castilho

Este livro estava na minha lista há um tempo por se tratar de temas folclóricos, algo que também trabalho no romance que estou escrevendo. O que me incomodou um pouco no texto foi o didatismo de algumas passagens. Sei que o livro é para adolescentes, mas muita coisa é entregue de bandeja, prefiro deixar o próprio leitor chegar às conclusões. Mas Felipe Castilho é muito bom em criar cenas de tensão e construir a narrativa aos poucos, amarrando cada vez melhor as pontas da trama. É um dos poucos livros nacionais que me fez virar as páginas do final querendo saber como aquilo ali estava para terminar.

Passarinha – Kathryn Erskine

Peguei de passagem um comentário da Karen Alvares sobre esse livro, e quando o vi sobre a mesa na casa da minha sogra, peguei para ler. Passarinha é um livro fácil e difícil ao mesmo tempo. A história é simples. Para Caitlin, uma menina da quinta série com Asperger, lidar com o cotidiano da escola já não é tarefa fácil. Agora tem que entender também a morte do irmão mais velho e modelo. Uma aula de narrativa em primeira pessoa, você consegue ao mesmo tempo enxergar o mundo pelos olhos de Caitlin e sentir angústia ao ver além e perceber o que ela mesma não consegue. Um livro que mostra que se existe algo mais difícil do que lidar com a morte de um ente querido, é não conseguir compreender ao certo as próprias emoções sobre isso.

Um Dia das Bruxas Nem Um Pouco Épico – Vários autores

Ebook gratuito, então vamos lá! Uma boa coletânea de autores nacionais, e como todas, com pontos fortes e fracos. Comentarei os favoritos.

A Caçadora – Fernanda Nia
“O dia em que a conheci foi o dia em que Seu Alceu morreu.” Assim começa a história de uma “aprendiz” de caçadora, em um conto em que você pouco vê a ação, apenas as consequências dia após dia.

O Que Separa as Coisas – Felipe castilho
“A primeira vez em que eu o vi foi a pior de todas.” Uma história sobre uma menina e um fantasma. Nem luz, nem sombra, nem vivo, nem morto. Adorei, para mim a melhor do livro.

A Biblioteca do Sussuro – Eric Novello
O conto que me convenceu a tirar o livro do Eric Novello da lista de “para comprar” e adicionar na “lendo”. Bia é uma menina que adora a biblioteca dos avós, e aproveita todo o Dia das para se esconder lá dentro. Este ano vai ser especial. Seus avós prometeram uma seleção especial de livros a ela. Muito bem conduzido, magia e suspense na medida.

Três Vezes Loira – Mary C. Müller
Estava gostando desse conto divertido, uma versão contemporânea dos bastidores da vida da loira do banheiro. Até aquele final feliz-e-macabro-ao-mesmo-tempo.

Um Adeus Prolongado – Dana Martins
Este é um conto simples. Muito simples. E muito bonito, também. Do tipo que te deixa um sorriso no canto da boca, e você gosta sem precisar elaborar muito por quê.

Esta coletânea é gratuita! Lá em http://nemumpoucoepico.com/


Publicado

em

por

Tags: