RSS, sem nada do que você não precisa saber.
RSS é mais simples que e-mail. Aliás, considero usar RSS é mais simples do que mandar um vídeo para o Youtube ou navegar pelo Orkut. Mas muitos amigos meus que navegam bastante pela internet não o usam, porque nunca entenderam bem ao certo como funciona. O grande problema, ao meu ver, está no modo como as pessoas tentam explicá-lo.
Wikipedia:
RSS é um subconjunto de “dialectos” XML que servem para agregar conteúdo ou “Web syndication”, podendo ser acedido mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.
Não!!! Ninguém quer saber como funciona o microondas, as pessoas só querem saber cozinhar.
Este tutorial vai ensinar o que você precisa saber para usar RSS, e nada do que você não precisa saber. Justamente por isso ele é limitado e não explora todo o potencial da ferramenta, além de apresentar um único programa para usá-lo, enquanto existem vários. Mas em contrapartida ele pretende ser a explicação mais simples de como aproveitar a praticidade do que ele oferece.
Muita gente me diz: “Um site a mais que eu vou precisar ver!” Na verdade é o contrário, você não precisa entrar em todos os sites que gosta de ler para procurar atualizações, só naqueles que foram atualizados!
Você vai precisar de:
* Uma conta Google (Se você tem g-mail, orkut, picasa, ou qualquer outro serviço do Google, você já tem uma conta.)
* Um ou mais sites que você gosta de ler com frequência.
Como funciona: sempre quando um site que você acompanha for atualizado, você será avisado, e também poderá ler rapidamente o conteúdo da atualização. Prontos? Respirem fundo!
Passo 1 – Principal:
Entre em www.google.com/reader. Você precisará fazer o login com seu e-mail e senha da sua conta Google.
Esse é o site que você vai entrar para descobrir qual dos seus sites favoritos foi atualizado.
Curiosidade: sites e programas como esse são chamados ‘agregadores’.
Passo 2 – Adicionar um novo site que você gosta de ler:
Clique em “Adicionar Inscrição“, o link sobre um botão verde no lado esquerdo. Aparecerá um campo.
Neste campo digite o site que você gosta de ler, por exemplo, www.peixefresco.net, e Clique no botão “adicionar”, logo ao lado.
Como é a primeira vez que está usando o Google Reader, aparecerá uma mensagem laranja explicando um pouco como ele funciona. Clique em “ignorar esta mensagem” após lê-la.
Repita o passo 2 para cada site que você queira adicionar.
Passo 3 – Lendo os seus sites:
Para ler, basta acessar www.google.com/reader.
Os sites que você assina aparecerão na coluna da esquerda. Sempre que houver alguma atualização, ele ficará em negrito, e ao lado aparecerão quantos posts ou notícias novas foram colocados. Neste exemplo o blog Navegando Sonhos não tem nenhum post novo, enquanto o Peixe Fresco tem um!
Quando você clicar, aparecerá na coluna maior o conteúdo mais novo. No caso do Peixe Fresco, disponibilizo no RSS apenas a introdução aos posts. Para lê-los inteiros, basta clicar no título e ir para a a página original.
Pronto! Isso é tudo o que você precisa saber para ler os seus sites pelo RSS!
Mas Rodrigo, e o XML Feed Syndication Atom? Por enquanto esqueça, não vai mudar sua vida. A propósito, no microondas as ondas de rádio têm uma freqüência de 2.500 megahertz (2,5 gigahertz), que penetram no alimento, estimulando muito as moléculas de água e de gordura por igual em todo o alimento.
Passo 4 – Você não precisa disso por enquanto
Nem todos os sites vão funcionar magicamente como na receita acima. Alguns terão que ser adicionados “manualmente”. Quando você tentar adicionar um site, pode ser que veja um erro parecido com este abaixo:
Neste caso, procure no site que você acompanha por um “link do feed RSS”, ou uma dessas imagens abaixo, que quase obrigatoriamente conterá um link:
Clique com o botão direito do mouse, e clique em “copiar atalho”. Logo depois,vá na página do Google Reader clique em “Adicionar Inscrição” (O link no quadrado verde), e cole o endereço que acabou de copiar.
Passo 5 -Compartilhe!
Bom, este post termina por aqui. É basicamente o que você precisa saber para conseguir usar RSS. Só isso? Sim só isso, e uma vez que passa a assinar os sites, raramente você os abandona ou esquece! Porque conhecimento e informação são viciantes…
AVISO: Este material está em ‘copyleft’, ou seja, você pode copiá-lo, publicar em seu blog sem referências, modificar, alterar, enfim, está em domínio público! Para facilitar a divulgação por este mundo afora, você pode pegar todas as imagens e o texto neste arquivo.