Ubuntu – Linux

Uma semana sem atualizar, para falar a verdade uma semana sem acessar o blog. Mas por um motivo nobre: Essa semana estive instalando o Ubuntu, uma distribuição do Linux que pretende ser um pouco mais amigável a usuários comuns.

Em primeiro lugar, não recomendo a usuários comuns que não querem ter dor de cabeça para instalar ou configurar as coisas, tampouco a quem não deseja usar outros programas para tudo…

Baixei, na verdade, o UbuntuStudio, uma variação que vem com programas de edição de audio, vídeo e som, que é basicamente o que eu faço nesse computador.

E depois de dois dias inteiros perdidos instalando, um deles no qual inclusive destruí a inicialização do Windows, finalmente arrumei de modo que posso escolher entre Windows e Linux.

Pontos positivos:
O sistema é muito rápido. Esse foi o principal fator que me fez insistir em arrumar as coisas por aqui, porque o meu Windows não estava mais conseguindo dar conta… Por aqui eu só vi ele demorar para responder a algum comando enquanto instala um programa ou outro.

Muitos atalhos e comandos dedutíveis, você não depende tanto assim do Terminal (comandos em texto) para fazer as coisas.

O Studio veio com vários programas bastante interessantes de audio e vídeo. Ainda não olhei todos eles, mas gostei bastante do que vi até agora.

Customização e Temas. Ok, frescura, mas tem.

Pontos negativos:
Conheço gente que instalou tudo sem problema algum. No meu caso não tive tanta sorte, a rede sem fio e o som não funcionavam. Demorei dois dias para arrumar isso.

Como todo linux, você é obrigado a usar programas “alternativos”. Nada de photoshop, por exemplo. Para internet, eu já usava o Mozilla, então não tive problemas. Configurei de modo que posso acessar meus e-mails e configurações do Firefox tanto do Windows como do Linux.

Outras coisas:
Ainda tenho bastante coisa para explorar. Mas estou há uma semana longe do Windows e não senti falta de nada por lá. Só não gostei desses MSNs por aqui… E ainda tenho que arrumar um modo de configurar o teclado que nem no Windows, porque eu tenho que escolher entre acentos, ou o ponto de pergunta…

Eu sei que é uma revisão tosca, e que não diz nada de nada… Mas é isso. Ubuntu é incrivelmente rápido, mas dá um certo trabalho para instalar e configurar.

Só não descobri ainda porquê eu fiz a mudança… Não foi por ideologia, não tenho problemas com programas piratas. Pela velocidade pode ser. Acho que foi por cabeça-dura mesmo. Do tipo “vamos ver então como é esse negócio.”


Publicado

em

por

Tags: