Universo Desconstruído II – Ficção Científica Feminista

tumblr_o34bc7t9k41qa42ilo1_500Universo Desconstruído II – Ficção Científica Feminista

Se você ainda não baixou, vá lá baixar o Universo Desconstruído II, uma coletânea de contos feministas, totalmente grátis. Tem coisa imperdível neste volume, cujos contos são FC de primeira protagonizados por todo o tipo de personagens femininas.

Baixe em http://universodesconstruido.com/

Como toda coletânea há pontos altos e baixos. Vou comentar apenas meus favoritos:

Começamos com “Corpo Escuro”, um incrível cordel de Jarid Arraes. Nunca havia lido FC em cordel e vou te contar, gostei demais!

BSS Mariana, de Lady Sybylla, é um belo conto antenado com a FC contemporânea. Uma nave de exploração, considerada perdida, retorna à terra depois de cem anos, e agora Endyra e sua equipe precisarão descobrir o que aconteceu com ela, o que ou quem está lá dentro e ainda sambar na burocracia envolvida no assunto. Embora essa parte de “burocracia” seja enfadonha em alguns momentos, o conto melhora muito da metade para o fim.

A Divina Nervura do Virtual, de Ben Hazrael, é uma porra-louquice maravilhosa. E isso basta.

Boneca, de Clara Madrigano, é aburdamente incrível, se for para escolher um conto para te convencer a baixar este livro, é este. Sou fã de carteirinha da autora e este conto é de prender o fôlego, de tão angustiante. Acompanhamos em primeira pessoa uma menininha que é mantida prisioneira por um homem em um porão. Sem meias palavras, sentimos cada minuto da agonia da protagonista, e coisas acontecem e você quer abraçar a personagem e dizer que vai ficar tudo bem e… Caramba. Que conto!

Por fim, uma pequena birra, ou melhor, crítica técnica de quem edita e-books: Não tem índice! Aaaaargh! (Nem em página, nem o automático do Kindle). Eu queria mostrar um conto para a esposa e foi horrível ficar passando as páginas para lá e para cá até encontrá-lo!